A rede britânica de supermercados Tesco lançará até o final do ano um smartphone com a sua marca. Será um aparelho Android, com funcionalidades similares ao Galaxy S5 da Samsung, disse o diretor geral da Tesco, Philip Clark, em entrevista para a rádio 5 da BBC. O aparelho virá com diversos serviços da Tesco embarcados. Não foram fornecidos mais detalhes.

Esta não será a primeira experiência da empresa em eletroeletrônicos. No ano passado a Tesco lançou seu primeiro tablet, batizado de Hudl, que registrou mais de 500 mil unidades vendidas. Uma nova versão do Hudl está prevista para setembro.

Análise

A facilidade de fabricação de smartphones e tablets na Ásia permite que empresas de fora do setor de telecom se aventurem a lançar seus próprios dispositivos móveis. A Amazon, com o tablet Kindle Fire, foi um dos primeiros exemplos. Isso indica uma tendência de pasteurização do hardware. Está ficando cada vez mais difícil se diferenciar através do equipamento. A percepção de valor migra para o software,  para o conteúdo,  para os serviços embarcados.

A Tesco, neste caso, agrega sua vasta rede de lojas, o que facilita a distribuição do produto. Além disso, a inclusão de seus apps no aparelho pode ajudar a fidelizar os clientes e a aumentar as vendas de outros produtos nas lojas físicas. Vale lembrar que a empresa tem um histórico de inovação em mobilidade: ficou famoso alguns anos atrás um anúncio da Tesco em uma galeria de metrô na Coreia do Sul com uma imagem de uma prateleira de supermercado na qual as pessoas podiam escanear os produtos com seus smartphones e encomendá-los via m-commerce.

Cabe ressaltar, contudo, que alguns analistas citados em sites internacionais dizem que a iniciativa da Tesco de lançar um smartphone seria uma forma de tirar a atenção dos maus resultados financeiros da empresa.