Diogo Câmara, diretor da Oi, durante o Tela Viva Móvel 2019

A Oi realizou a primeira campanha por RCS no Brasil e constatou que os resultados foram muito melhores que por SMS. A operadora experimentou realizar uma comunicação para incentivar a migração de clientes pré-pagos para o plano controle enviando mensagens interativas pelo RCS. Como resultado, obteve uma conversão 7,8 vezes melhor que campanhas similares por SMS, informou Diogo Câmara, diretor de produtos, mobilidade e conteúdo da Oi, em apresentação durante o seminário Tela Viva Móvel, nesta segunda-feira, 6, em São Paulo. A campanha em questão aconteceu na segunda metade de abril.

Câmara fez uma comparação entre os diversos canais de comunicação que a operadora tem à sua disposição para impactar seus clientes. No SMS, o custo é baixo, o alcance é grande, mas a conversão é pequena. No USSD, o custo é baixo, mas o alcance e a conversão também são, além da experiência do cliente não ser boa. No smart message, a conversão é grande, mas o custo também é mais alto. O RCS, por fim, é barato, oferece uma boa experiência com o cliente, tem baixo custo mas peca pelo alcance. Atualmente apenas 20% da base da Oi está habilitada a receber comunicação por RCS. Contudo, esse percentual está crescendo gradativamente – era 8% algumas semanas atrás.

Essa é a primeira vez que se compara uma campanha de RCS com outros canais no Brasil.