O fato de ter sido a única rede de adquirência escolhida para operar o Facebook Pay em seu lançamento reforça o posicionamento da Cielo de ser vista como uma empresa de tecnologia, disse seu CEO, Paulo Caffarelli, em conversa com Mobile Time.

“Somos mais do que uma empresa de maquininhas, mas uma empresa de tecnologia. Precisamos nos reinventar a cada momento e estamos fazendo isso agora. Fomos os únicos adquirentes selecionados para fornecer toda a infraestrutura (do Facebook Pay). Para nós é motivo de orgulho”, declarou.

Nesta primeira fase, o pagamento por WhatsApp se restringe a transferências entre pessoas físicas (P2P), limitadas a R$ 1 mil cada, e até 20 transações somando no máximo R$ 5 mil por mês. As transferências P2P são gratuitas para o consumidor.

Aguarda-se que o Banco Central autorize em breve os pagamentos para empresas e o uso de cartões de crédito no WhatsApp. Aí sim a Cielo vai poder começar a cobrar uma taxa por cada transação, que será paga pelo recebedor e repartida entre Facebook, emissores e bandeiras.