A Luzia (Android, iOS) angariou um investimento de US$ 13,5 milhões e totalizou US$ 49 milhões recebidos desde 2023, sendo US$ 20,5 milhões da rodada de série A de 2024. A atual rodada venture da startup, anunciada nesta terça-feira, 6, foi capitaneada pela Prosus Ventures e contou com participantes da anterior, como Khosla Ventures e Monashees.
Esta é a segunda vez em menos de uma semana que a Prosus anuncia investimento em uma assistente de IA. Na última sexta-feira, 30, a venture holandesa, dona do iFood, liderou a rodada de investimento seed na Zapia quando adicionou US$ 12,5 milhões aos cofres da empresa.
Na espanhola Luzia, o capital será usado para reforçar a presença da plataforma na América Latina, em especial no Brasil, Argentina, Colômbia e México, o que inclui a abertura de um escritório em território brasileiro ainda em 2025. A empresa também usará o dinheiro para aprimorar o produto.
Com mais de 65 milhões de usuários em 40 países, o app já contabilizou 35 milhões de downloads e atua principalmente como um chatbot multifuncional para transcrever áudios, traduzir textos, gerar imagens, interpretar imagens e documentos nos apps ou via WhatsApp.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA