A Serasa Experian, maior fornecedora de informações sobre consumidores do Brasil, vem apostando na mobilidade para se diferenciar e prover mais flexibilidade de ação a seus clientes. Lançado em dezembro de 2011, o aplicativo "Decisor Serasa Experian" permite aos clientes da Serasa a consulta rápida de crédito em smartphones Android e iOS, e já acumula mais de 15 mil downloads, seguindo em franca evolução, com crescimento médio mensal de mais de 100% nas consultas por dispositivos móveis.
O Decisor foi criado para agilizar a análise de crédito, permitindo que o acesso à recomendação de crédito para o cliente (que indica a probabilidade de inadimplência) seja feito via Internet e a partir de qualquer computador, smartphone ou tablet.
Além do ganho de tempo (a recomendação da análise é apresentada em até três segundos), a mobilidade da ferramenta dá flexibilidade ao usuário, que passa a ter condições tanto para fechar rapidamente uma operação de crédito como para encerrar uma negociação com clientes que tenham pendências financeiras e não se encaixem no perfil de carteira da empresa, sem postergar decisões.

Para fazer a consulta, basta o usuário (que já deve ser cliente da Serasa) digitar o CPF ou o CNPJ de quem está em processo de análise de crédito. O acesso depende de comandos autoexplicativos na tela. A plataforma permite ainda ao cliente escolher, a cada análise, a política de crédito pré-cadastrada mais adequada para aquela consulta. Depois de selecionada, recebe-se rapidamente a recomendação da operação e a probabilidade de inadimplência do documento analisado.

No agregado, o sistema da Serasa registra um volume diário de cerca de 6 milhões de acessos feitos por cerca de 500 mil comerciantes. Os acessos por dispositivos móveis ainda têm uma participação pequena nesse universo, mas suas perspectivas são positivas: entre abril e maio, a alta nas consultas mobile foi de 150%.

Segundo Marcelo Kekligian, presidente de Decision Analytics da Serasa Experian e Experian América Latina, a decisão de adaptar a plataforma da Serasa para o ambiente dos smartphones e tablets se deu visando, prioritariamente, às pequenas e médias empresas que acessam o sistema.

“O pequeno vendedor não tem uma equipe de logística por trás de sua operação. Ele convive diariamente com o cliente, e por isso precisa das informações em tempo real. Hoje, acreditamos que mais de 90% dos clientes que aderem à nossa solução móvel são pequenas e médias empresas", disse.

O Decisor Serasa Experian não gera custos operacionais de instalação ou impactos com o desenvolvimento de sistemas, estando disponível gratuitamente para download nas lojas Google Play e App Store.