O Women 20 (W20) desenvolveu o tópico Inclusão Digital no W20 em parceria com a GSMA para que seja apresentada aos países membros do G20, ainda este ano, uma série de recomendações para a promoção da inclusão digital das mulheres em todo o mundo.

O W20 assessora o G20 em questões sobre igualdade de gênero e empoderamento econômico das mulheres em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs), particularmente o SDG nº 5 (Igualdade de Gênero).

O debate foi elaborado a partir de uma mesa redonda do W20 em Paris, na semana passada, presidida pela GSMA para definir as recomendações de Inclusão Digital. Foram acordadas quatro recomendações que serão apresentadas na cúpula do G20 Argentina 2018, e Buenos Aires, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro:

– Coletar, monitorar e analisar dados sobre o acesso e uso de tecnologias digitais por mulheres e sobre a presença de mulheres em cursos relacionados a STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), carreiras e cargos de liderança;

– Desenvolver políticas holísticas com enfoque nas barreiras ao acesso e uso de tecnologias digitais pelas mulheres, incluindo acessibilidade, viabilidade econômica, segurança e proteção, competências digitais, disponibilidade de conteúdo e serviços relevantes;

– Promover iniciativas que estimulem a participação igualitária de mulheres em estudos STEM e trabalho intensivo digital para garantir que elas participem e liderem o design, o desenvolvimento e a governança de tecnologias digitais;

– Assegurar que todas as análises sobre o futuro do trabalho, incluindo necessidades de educação e demandas por novas habilidades, sejam realizadas visando ao equilíbrio de gênero, proteção social e qualidade do trabalho.

GSMA

De acordo com uma pesquisa recente da GSMA, mulheres em países de baixa e média renda são 26% menos propensas do que os homens a usar Internet móvel.

Como parte da iniciativa Mulheres Conectadas da GSMA, 36 operadoras de telefonia móvel na África, Ásia e América Latina fizeram 51 compromissos formais para reduzir a desigualdade de gênero em sua base de clientes com o intuito de impulsionar a inclusão digital e financeira das mulheres.