O número s dispositivos móveis equipados com o Android, do Google, chegou a 1,3 milhão de ativações mensais, ou seja, aparelhos com o sistema operacional adquiridos por consumidores a cada mês. A informação foi dada pelo CEO do Google, Eric Schmidt, durante a abertura de um evento da Motorola nos Estados Unidos.

O número representa uma evolução considerável diante das estatísticas anteriores divulgadas pela companhia. Em dezembro do ano passado, as ativações mensais estavam na casa dos 700 mil, passando para 900 mil no primeiro semestre do ano. Em julho, o número saltou para 1 milhão e, em setembro, ultrapassou essa marca. Do total de dispositivos ativados por mês, Schimidt revela que 70 mil são tablets, mostrando a larga vantagem da penetração dos celulares, segundo o blog de tecnologia TechCrunch.

PCs empresariais

Como estratégia para alavancar o uso do sistema operacional em PCs, segmento no qual o Android ainda engantinha, o Google revelou que pretende oferecer o aluguel de chromebooks, notebooks equipados com o sistema Chrome, e chromeboxes, desktop com o mesmo software. Os aparelhos serão oferecidos em planos empresariais, com mensalidade a partir de US$ 30 nos Estados Unidos.

Para oferecer esse serviço, o Google fechou contrato com a CIT, fornecedora de leasing e crédito para pequenas e médias empresas norte-americanas. De acordo com nota publicada no blog do gigante das buscas, o programa é apenas um teste para prospectar clientes. A empresa não diz se pretende levar o serviço para outros países.