A Vivo se posiciona como uma empresa de tecnologia e, para isso, investe em seus canais digitais. Com isso, estes ganham relevância, como é o caso do seu aplicativo e da Aura, a assistente virtual da operadora.

O aplicativo Vivo (Android, iOS) possui 22 milhões de usuários únicos que acessam a ferramenta mais de quatro vezes por mês. Os dados foram divulgados por Adriana Lika Ikuta, diretora de big data e IA da operadora, durante sua participação no segundo dia do Telco Transformation Latam, que aconteceu nesta quarta-feira, 30, no Rio de Janeiro.

A executiva explicou que a Vivo tem a ambição de ser a grande orquestradora do ecossistema digital. Não à toa, os dados são essenciais para entregar serviços mais assertivos. “E quando penso em toda a evolução do ecossistema, vejo que somos uma das poucas indústrias com uma diversidade de dados tão relevante. E isso é estratégico para a gente.”

A Aura, inteligência artificial da operadora que está presente em diferentes canais como o aplicativo e o WhatsApp, possui 91% de acurácia (em todos os canais). A assistente virtual atende 4,3 milhões de usuários únicos por mês, o que representa 28 milhões de interações mensais, sendo a maior parte no app de mensageria – 24 milhões.

Ikuta lembrou das profundas mudanças que a pandemia de Covid-19 trouxe nos últimos três anos. O usuário foi forçado a usar a tecnologia para resolver sua vida e, agora, três anos depois, essas pessoas estão mais aptas a usarem as ferramentas tecnológicas como para usar o celular em uma consulta médica – por telemedicina – ou resolver suas jornadas de compra e atendimento pelos canais digitais. “É uma ida sem volta”, resumiu.

Mas, para isso, cabe à empresa traduzir as tecnologias e simplificá-las. “A gente tem um conjunto de mais de 600 aplicações, hoje. E precisamos traduzir isso nos canais digitais e simplificar os processos”, disse a executiva.