A Netshoes lançou nesta quinta-feira, 6, um e-commerce dedicado apenas aos tênis (sneakers, em inglês), o Free Lace. A plataforma é um white label da companhia e venderá apenas coleções premium de sneakers e de vestuário de moda urbana. O espaço comercial surge inicialmente como plataforma web (responsiva) que funciona para todo o Brasil, mas terá app posteriormente.

Questionado por Mobile Time sobre as expectativas com vendas em dispositivos móveis, o CSMO da Netshoes, André Shinohara, preferiu não revelá-las. Contudo, frisou a importância do m-commerce para o desenvolvimento da nova marca: “Os hábitos de consumo mudaram. E não é de hoje que os dispositivos móveis fazem parte da jornada de compra do usuário. Inclusive, nós vimos essa virada (de compras) entre desktop e mobile acontecer no Grupo Netshoes desde o ano passado. A expectativa com Free Lace não é diferente. Registramos (Netshoes) um aumento de 11% no volume de pedidos via dispositivos móveis, o que representa 54% do total de pedidos durante o segundo semestre deste ano. Assim, os investimentos em tecnologias móveis são uma das frentes de inovação das marcas do grupo”.

Por outro lado, o executivo descartou levar a nova marca para um modelo de loja física, uma vez que a Netshoes tem lojas da marca Shoestock. Ele enfatizou que a plataforma seguirá 100% digital. Com marcas como Adidas, Champion, Puma, New Balance, Converse, Fila, Saucony, Starter, Stance, os preços dos calçados no Free Lace podem variar entre R$ 209 e R$ 900.

Comércio e novas ferramentas

Em relação ao lançamento próximo de datas com fortes vendas no comércio (dia das crianças, Black Friday e Natal), o gestor disse que o lançamento não tem relação com as datas de final de ano. Confirmou que pretende fazer ações para esses períodos, mas o foco seguirá em trazer lançamentos de sneakers e vestuários de streetwear. No futuro, o executivo de marketing e vendas ressaltou que a evolução da plataforma será baseada em tecnologias já utilizadas pela Netshoes. Entre as soluções aguardadas estão: entrega super expressa, autoatendimento – que hoje em Netshoes e Zattini é responsável por 64% dos contatos – e o aplicativo Free Lace.