O Magazine Luiza confirmou a compra da Netshoes na noite desta segunda-feira, 29. De acordo com fato relevante enviado à CVM, a aquisição foi feita pelo valor de US$ 62 milhões ou US$ 2 por ação.  Na compra, a Netshoes será incorporada ao Magalu e os acionistas atuais receberão o valor em dinheiro.

Vale lembrar que, em abril de 2017, a Netshoes fez sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) que lhe rendeu US$ 140 milhões. Na época, o preço da ação chegou a US$ 18.

A compra foi aprovada por 47,9% dos acionistas em uma espécie de pré-assembleia. Agora, eles votarão pela aquisição na próxima Assembleia Geral da Netshoes. Pelas normas, a operação de aquisição deve ser aprovada por dois terços dos votantes. Além disso, a aquisição precisa passar pelo crivo do regulador local, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Vale lembrar, o marketplace de materiais esportivos não vinha com bons resultados financeiros nos últimos trimestres. Segundo o jornal Valor Econômico, a companhia estava à procura por possíveis compradores desde setembro de 2018.

Mais informações sobre a aquisição devem ser compartilhadas na divulgação do relatório financeiro do primeiro trimestre da Magalu, dia 6 de maio.

Análise

Os dois varejistas marcaram a história do comércio móvel no Brasil. Netshoes foi um dos primeiros a investir em realidade aumentada em um app de m-commerce que reconhecia produtos pela câmera e levava o consumidor para a sua página de compra. Netshoes foi também o primeiro varejista online a oferecer navegação gratuita em seu app no País.

O Magazine Luiza, por sua vez, chamou a atenção quando realizou uma reestruturação total do seu aplicativo móvel alguns anos atrás, oferecendo frete grátis para quem comprasse via smartphone a partir de determinado valor e criando a opção de retirada em loja. Seu foco em mobile foi o ponto de partida para uma transformação digital da companhia, que vem se valorizando desde então, culminando agora na compra da concorrente.