A Saudi Telecom Company (stc) anunciou a aquisição de 9,9% das ações da Telefónica S.A. por um valor de 2,1 bilhões de euros. O volume representa aproximadamente 569,30 milhões de ações do grupo.

A transação foi financiada através de uma combinação de recursos próprios e dívida bancária da stc. Em comunicado, a empresa saudita informou que não tinha intenção de adquirir o controle ou uma participação majoritária no grupo de operadores com sede na Espanha.

A partir de agora, a Saudi Telecom tem direitos de voto sobre o capital social direto da Telefónica, sujeito à aprovação dos reguladores. Até então, o maior investidor da empresa de telecom espanhola era o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, com participação de cerca de 5% (no fim de 2022).

A stc vem investindo na expansão de seus negócios e, desde o início deste ano, comprou o equivalente a 1,2 bilhão de euros em ativos de torres na Bulgária, Croácia e Eslovênia do Grupo Unitel por meio da subsidiária de torres Tawal, inclusive com expansão para o Paquistão.