|Publicado originalmente no Teletime| O governo da Espanha comunicou ao mercado nesta terça-feira, 19, a intenção de adquirir até 10% da operadora Telefónica, controladora da brasileira Vivo. O movimento vinha sendo sinalizado pelo país europeu desde a entrada do grupo saudita STC no quadro de acionistas da gigante.

A decisão de investir na Telefónica foi tomada em reunião do Conselho de Ministros do governo espanhol. A ordem para a aquisição acionária foi enviada à Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (SEPI), que atua como holding governamental para participações em empresas estratégicas.

“Com uma vocação de permanência, a participação da SEPI permitirá proporcionar à Telefónica uma maior estabilidade acionária para que a companhia alcance seus objetivos, contribuindo para a salvaguarda de suas capacidades estratégicas”, afirmou a holding, em comunicado à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) espanhola.

No documento, a SEPI afirma que começará a realizar os trâmites formais para o processo, buscando minimizar o impacto na cotação das ações da Telefónica até completar a aquisição do volume de ações necessário. Vale lembrar que a companhia nasceu como uma estatal, sendo privatizada na década de 90.

“A Telefónica é uma empresa líder no campo das telecomunicações, tanto na Espanha quanto internacionalmente. Desenvolve um conjunto de atividades de crucial importância para a economia, o tecido produtivo, a pesquisa, a segurança, a defesa e, em última análise, o bem-estar dos cidadãos”, justificou a holding estatal, na ocasião.

Além da Espanha, a operadora tem Brasil, Alemanha e Inglaterra como seus principais mercados de telecomunicações, além de contar com presença relevante na chamada América hispânica.