A TIM espera chegar ao final do ano com 2 milhões de assinantes usando a tecnologia VoLTE (voice over LTE) para a realização de chamadas de voz sobre a rede 4G. Esse será o número de clientes da operadora com terminais compatíveis com VoLTE e que vivem nas cidades onde a empresa oferece esse serviço, explica Leonardo Capdville, CTO da TIM. Hoje, a operadora tem o VoLTE disponível no Rio de Janeiro, em São Paulo e em várias capitais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste onde a faixa de 700 MHz já foi liberada para as teles. Até o final do ano serão 1 mil cidades com VoLTE habilitado na rede da TIM. Quanto aos handsets, há diversos modelos compatíveis, a partir da gama média, como o J5, da Samsung, até a gama alta, como o iPhone.

A adoção do VoLTE já tem proporcionado resultados positivos na qualidade das chamadas de voz.  No Rio de Janeiro, a taxa de queda de chamadas com VoLTE é de 0,2% enquanto a meta exigida pela Anatel é de no máximo 2%. O MOS (Mean Opinion Score), indicador de qualidade de voz que varia de 0 a 5, tem nota superior a 4 no VoLTE, enquanto 3 já é considerada uma nota boa. Além disso, as chamadas de VoLTE estão sendo completadas em três segundos, enquanto sem VoLTE costuma levar de sete a oito segundos, relata Capdeville.

Interconexão e roaming internacional

Hoje, os clientes da TIM só conseguem realizar chamadas VoLTE entre si. Para que possa haver ligações com essa qualidade de voz com clientes de outras operadoras é preciso primeiro que as concorrentes adaptem suas redes para VoLTE e que seja feito um trabalho de interconexão entre os sistemas das teles, tal como acontece para o tráfego de voz em 2G e 3G e para o SMS. “É do nosso interesse abrir essa interconexão assim que possível”, diz Capdeville. Por enquanto, fora a TIM, apenas a Vivo anunciou o lançamento de VoLTE, mas limitado à uma única cidade: Rio Verde/GO.

Em breve a TIM vai anunciar o primeiro acordo de roaming internacional de VoLTE. Será com uma operadora norte-americana, cujo nome ainda não pode ser revelado.