O cashback registrou um salto de popularidade no Brasil nos últimos seis meses e se tornou a funcionalidade favorita dos consumidores móveis do País em apps de m-commerce. Ao serem solicitados a apontar em uma lista até três funcionalidades que mais apreciam em aplicativos de compras, 42% dos consumidores móveis marcaram o cashback. Trata-se de um aumento de 12 pontos percentuais em apenas seis meses, o que reflete a popularização dessa ferramenta de fidelização, que vem sendo adotada por diversos aplicativos de m-commerce e m-payment. Os dados fazem parte da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil.

Depois do cashback, as funcionalidades favoritas do público são: compra online com retirada em loja física (38%); pagamento simplificado através de um clique ou usando a digital (34%); atendimento através de bate-papo online (33%); recomendações personalizada s(32%); integração com apps bancários para facilitar o pagamento por boleto (32%); navegação gratuita (31%); e captura de dados do cartão de crédito através da câmera do celular (12%).

A pesquisa entrevistou, entre os dias 10 e 21 de agosto, 2.007 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. Seu grau de confiança é de 95% e sua margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O relatório integral está disponível para download gratuito aqui.

Mobishop

Os segredos e desafios por trás da oferta de cashback será tema de painel do seminário Mobishop, organizado por Mobile Time e que este ano acontecerá em formato digital nos dias 22 e 23 de outubro. Estão confirmados para esse painel Maxnaun Gutierrez, head de produtos e pessoa física do C6 Bank, e Wellington Alves, CEO da Trigg.

O evento contará também com painéis sobre Pix, open banking e lições aprendidas durante a pandemia por apps de m-commerce. Entre os participantes confirmados há representantes do Banco Central, Banco do Brasil, Itaú, Mercado Pago, iFood, Banco Fibra, TIM, Infobip, Dynatrace, BlaBlaCar, Banco Inter, ABFintechs, dentre outros. A programação atualizada e mais informações estão disponíveis no site www.mobishop.com.br ou diretamente com a equipe de eventos do Mobile Time: eventos@mobiletime.com.br / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).