Com o lançamento do Google Pixel 8 e Pixel 8 Pro mais chamativo, e o foco nos devices e na inteligência artificial, a chegada do Android 14 ficou em segundo plano na última quarta-feira, 4. Mas o sistema operacional apresenta avanços e se destaca ao priorizar privacidade, inclusão e customização.

Com relação à personalização, a nova versão traz opções como colocar apps de leitura de QR code ou o Google Home na tela bloqueada e a criação de papel de parede com IA generativa (esse liberado apenas aos novos handsets Pixel, inicialmente).

Também passa a ter suporte para imagens Ultra HDR, sendo que antes era apenas HDR. Também passa a ter enquadramento automático para chamadas de vídeo. Outras funcionalidades de destaque são:

  • Funções de inclusão e acessibilidade, como aumento da fonte e ligar as flash notifications para ver as notificações através de luzes piscantes;
  • Sincronização dos apps de saúde e forma física no Health Connect;
  • Futuramente, o Android Auto terá os apps de comunicação Webex, Cisco e Zoom, que permitem participar de reuniões (apenas em áudio) e ver a agenda de atividade no painel de infoentretenimento do carro.

Inicialmente liberado para os smartphones da família Pixel, o Android 14 será liberado aos poucos até o final de 2023 para handsets de: Samsung; iQOO; Nothing; OnePlus; Oppo; Realme; Sharp; Sony; Tecno; Vivo; Xiaomi.

Imagem: Sistema operacional móvel do Google, Android 14 (divulgação: Google)