| Mobile Time Latinoamérica | O Banco da República da Colômbia anunciou o início do funcionamento do Bre-B, novo sistema de pagamentos imediatos interoperáveis que permite transferências e pagamentos entre pessoas e comércios em tempo real, independentemente do banco ou plataforma utilizada.
A partir desta segunda-feira, 6, qualquer pessoa ou empresa pode enviar ou receber dinheiro pelo botão ou área Bre-B, disponível em apps e sites de bancos, cooperativas, fintechs e demais participantes.
Com essa implementação, a Colômbia se soma à tendência global de pagamentos instantâneos e interoperáveis, um avanço que promete maior inclusão financeira, rapidez e segurança para milhões de usuários.
Bre-B: ecossistema interoperável e massivo
Desde o início do registro de chaves, em 14 de julho, o Bre-B já alcançou números expressivos:
84 milhões de chaves registradas;
32,4 milhões de clientes com chaves ativas;
63,4 milhões de contas de pagamento vinculadas;
174 entidades participantes, entre bancos, fintechs, cooperativas e empresas de financiamento
Cada usuário tem, em média, 2,6 chaves registradas e dois meios de pagamento associados, o que evidencia a rápida adoção do sistema em suas primeiras semanas.
As chaves alfanuméricas são as mais utilizadas, seguidas pelo número de celular, o e-mail e o número de identificação.
Pagamentos em segundos, a partir de qualquer app ou carteira
O funcionamento é simples: os usuários poderão enviar dinheiro a partir de qualquer conta bancária ou carteira digital, acessando o botão Bre-B. Ali, bastará selecionar a “chave” do destinatário e confirmar sua identidade antes de transferir.
Em questão de segundos, o dinheiro será creditado na conta do destinatário, sem importar a instituição de origem ou de destino.
Além disso, quem já utiliza serviços de pagamento imediato em plataformas privadas poderá continuar fazendo isso, mas agora com a vantagem da interoperabilidade total entre todas as instituições financeiras do país.
Pagamentos digitais universais
A entrada em operação do Bre-B representa um dos marcos mais importantes do sistema financeiro colombiano na última década. Ao eliminar as barreiras entre bancos e carteiras digitais, o sistema democratiza o acesso a pagamentos eletrônicos instantâneos, reduzindo custos, tempos de espera e a dependência do dinheiro em espécie.
Os usuários podem transferir dinheiro em segundos a partir de qualquer app ou carteira digital, confirmando a identidade do destinatário antes da transação. O Bre-B elimina barreiras entre bancos e carteiras, democratizando os pagamentos eletrônicos instantâneos e alinhando a Colômbia a países como Brasil (Pix), México (CoDi) e Chile (SPI).
*********************************
Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!
E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!