Em uma tentativa de aproximar-se dos jovens usuários de smartphones, a BlackBerry investe em uma campanha exclusivamente voltada para o segmento. A fabricante anunciou o concurso “Geração Blackberry”: uma van adesivada percorrerá as ruas de São Paulo até o dia 10, com o objetivo de divulgar a ação.

Para participar do concurso, o usuário deve curtir a página da BlackBerry no Facebook e enviar um vídeo, contando como o BlackBerry Messenger ajuda no contato com amigos, parentes e pessoas especiais. Entre os prêmios, estão smartphones da marca, um encontro com o ator Sergio Marone e a quantia de R$ 2 mil.

Análise

Nos últimos anos, a Blackberry conseguiu um fenômeno curioso: atrair adolescentes como usuários de seus aparelhos originalmente voltados para o mercado corporativo. Isso aconteceu em razão do sucesso do serviço de mensagens instantâneas do Blackberry, conhecido como BBM, que agradou em cheio ao público jovem, pela sua preferência em se comunicar por escrito. O teclado Qwerty físico facilita ainda mais esse tipo de comunicação.

O problema é que diversos concorrentes lançaram aparelhos com teclado Qwerty de baixo custo (Nokia, Samsung e LG servem de exemplo) e aplicativos de mensagens instantânea que funcionam em múltiplas plataformas ganharam força, como WhatsApp e Viber. A RIM, em contrapartida, não quis integrar seu BBM com outros serviços, na tentativa de manter uma barreira em torno dos seus clientes fiéis. A decisão pode estar custando caro à RIM, afastando um dos poucos novos segmentos que a empresa conseguiu conquistar em sua atuação recente.