O Waze, aplicativo de trânsito colaborativo que tem 28 milhões de usuários no mundo e quase 1 milhão no Brasil, acaba de lançar uma nova funcionalidade em sua mais recente versão (3.5): a localização de caronas. Pelo app, o motorista envia por SMS ou email um link para a localização do carona. Este não precisa ter o Waze instalado em seu celular: basta clicar no link recebido, que abrirá um mapa com a sua localização (que pode ser corrigida pelo próprio carona, se necessário, arrastando o ícone que o simboliza pelo mapa). O motorista recebe em seguida, na tela do seu celular, a localização do carona e as direções em áudio para dirigir até lá. Enquanto isso, o carona consegue acompanhar em um mapa o deslocamento do carro.

A novidade foi criada depois do resultado de uma pesquisa encomendada pelo Waze junto aos seus usuários nos EUA. A partir de entrevistas com 1 mil motoristas norte-americanos que usam o app, a empresa descobriu que 52% deles dão carona de uma a cinco vezes por mês, no mínimo. E 20% dão carona regularmente. 28% dos entrevistados costumam buscar crianças e 23%, seus cônjuges.

Redes sociais

Outra novidade importante do Waze é a integração com Facebook, que permite compartilhar trajetos em tempo real com seus amigos e verificar se algum deles vai cruzar o seu caminho. A nova versão também pode ser integrada a uma conta do Foursquare, para check-in via Waze.