Com uma mensagem de texto enviada a partir do celular, um cardiologista poderá realizar, à distância e em tempo real, um eletrocardiograma em seu paciente. Essa é uma das possibilidades do Nexcor, um sistema de monitoramento remoto e contínuo de pacientes cardíacos desenvolvido pela brasileira Corcam e que começará a ser vendido no País no primeiro trimestre de 2014.

O Nexcor utiliza um aparelho do tamanho de um smartphone, que é preso junto ao corpo do paciente por uma cinta e é acoplado a quatro eletrodos-adesivos colados ao peito. O aparelho se comunica pela rede celular, enviando os dados periodicamente para uma central. O paciente só se despe do dispositivo na hora de tomar banho. A ideia é que os cardiologistas prescrevam o uso do Nexcor por períodos mínimos de uma semana, geralmente para acompanhar os resultados de um tratamento. Os testes tradicionais de monitoramento cardíaco costumam ser mais curtos ou desconfortáveis.

O aparelho é programado para realizar eletrocardiogramas periodicamente ao longo do dia, cujos resultados podem ser acompanhados pelo cardiologista em um site web. A qualquer momento, a seu critério, o médico pode ordenar a realização de um eletrocardiograma extra via SMS ou pelo site do sistema. "Se tiver prescrito um novo antiarrítmico e souber o horário que o paciente vai tomá-lo, o médico pode entrar no sistema e requisitar um eletrocardiograma para verificar se surtiu o efeito desejado e eventualmente mudar a dose", exemplifica Marcelo Roriz, sócio-diretor da Corcam.

Emergência

Na central do Nexcor haverá sempre pelo menos um médico e dois enfermeiros assistentes de plantão. Caso ocorra alguma alteração relevante no batimento cardíaco de um paciente, esse médico pode ligar para o aparelho e se comunicar via viva-voz com o usuário ou alguém que esteja por perto, orientando sobre os procedimentos a serem tomados. O usuário também pode ligar para a central pressionando por cinco segundos um botão de pânico contido no dispositivo.

A identificação dos primeiros sinais de alteração no funcionamento do coração e a realização de pronto-atendimento podem fazer a diferença no socorro a uma vítima de infarto. Um dos fundadores da Corcam, o engenheiro Cesar Margarida, teve a ideia do Nexcor depois de perder precocemente um irmão por infarto fulminante.

O Nexcor será vendido como um serviço, ao preço de aproximadamente R$ 1,6 mil por semana, o que inclui o aluguel do equipamento e o uso do sistema pelo paciente e por seu cardiologista. Ao fim do monitoramento, o aparelho é devolvido. Não foi firmada nenhuma parceria com uma operadora celular específica. A princípio, a Corcam usará operadoras diversas, variando conforme a cobertura e o preço na região do cliente.