O uso de realidade aumentada em dispositivos móveis vem crescendo rapidamente, conforme os processadores dos aparelhos se tornam mais robustos e as redes das operadoras, mais rápidas, especialmente com a chegada do 4G. Um relatório da Juniper Research publicado nesta quarta-feira, 6, prevê que a base de usuários únicos de realidade aumentada móvel no mundo subirá de 60 milhões este ano para 200 milhões em 2018.

De acordo com a análise da empresa, a realidade aumentada deixará de ficar concentrada em games e em apps de navegação e será cada vez mais explorada em outras áreas, como saúde e bem-estar. Será aberta também uma oportunidade para a publicidade, em ações de baixo alcance, bem focadas, mas com altos índices de retorno.

A Juniper Research prevê que as aplicações de realidade aumentada serão usadas principalmente em smartphones, mas também em acessórios como óculos inteligentes, vide o Google Glass. Os tablets, por outro lado, serão cada vez mais um dispositivo multimídia, para ver vídeos e jogar games, sem tanto uso de realidade aumentada.

Os principais mercados para aplicações de realidade aumentada continuarão sendo os países desenvolvidos na América do Norte, Europa e Ásia, onde há maior penetração de smartphones top de linha.