Vital Signs Camera é um aplicativo da Phillips para iPad que pretende medir o seu batimento cardíaco e a sua respiração através da câmera. Isso mesmo: o usuário posiciona seu rosto e seu peito dentro de marcadores delimitados na imagem captada pela câmera, respira normalmente durante alguns segundos e o software analisa aquela imagem e gera um relatório. Para dar certo, teoricamente, é importante não se mexer muito.

O batimento cardíaco é medido a partir de pequenas oscilações de cor na testa, perceptíveis apenas pelo software, mas não a olho humano. E a respiração considera o movimento do peito.

Não sou médico e não posso atestar a precisão dos resultados coletados pelo app. Aliás, tenho bastante receio da popularização de aplicativos de saúde disponíveis na App Store, muitos deles sem qualquer certificado de algum órgão relacionado ao tema, e que podem gerar diagnósticos equivocados o que, eventualmente, induz o paciente à automedicação. Espero que não seja o caso de Vital Signs Camera: vale lembrar que a Phillips é uma importante fornecedora de equipamentos médicos e têm um nome a zelar.

O motivo da escolha desse app para uma resenha não foi tanto pela sua função de monitoramento de sinais vitais da nossa saúde, mas a tecnologia por trás dele. Trata-se de um app que utiliza avançados algoritmos de análise de imagem. Seu download me foi recomendado pela Embedded Vision Alliance, uma associação internacional dedicada a ao tema. Vital Signs é apenas um primeiro exemplo do que veremos por aí no futuro. Já existem softwares que analisam imagens de câmeras de segurança e conseguem identificar automaticamente quando alguém saca uma arma, o que pode gerar um alerta para a polícia ou para uma empresa de segurança. Dotar de inteligência as inúmeras câmeras ao nosso redor, inclusive àquelas em nossos smartphones e tablets, propiciará aplicações interessantes em todas as áreas, não apenas na saúde.

Download na App Store