A BlackBerry começa a enviar aos clientes e lojas dos Estados Unidos e Canadá nesta sexta-feira, 6, o novo smartphone BlackBerry Priv. O handset é o primeiro da companhia canadense com sistema operacional Android e marca o retorno do teclado físico “QWERTY” aos celulares com o OS do Google – antes dele o LG Optimus F3Q foi o último de grande porte com teclado.

Em uma tentativa de retomar parte do mercado perdido nos últimos anos pelo BB10 ante iOS, Android e Windows Phone, o lançamento do BlackBerry Priv surge em um momento delicado com a constatação de que o operacional BB10 perdeu espaço até mesmo para OSs com pouca representatividade, como Firefox e Tizen; tendo menos de 1% do mercado, segundo análise recente da Strategy Analytics.

O quarto smartphone lançado desde o começo da gestão do CEO John Chen em 2013 – Passport, Classic e Leap foram os anteriores – chega às lojas dos Estados Unidos por US$ 699. Além do Android e do teclado físico, o Priv possui tela de 5,4 polegadas e câmera traseira de 18 megapixels.