A BlackBerry colocou em pré-venda o seu primeiro smartphone com sistema Android, o Priv, na última sexta-feira, 23. O handset será vendido inicialmente em lojas do Canadá e Reino Unido, além da loja on-line da companhia nos Estados Unidos e nos outros dois países a partir de US$ 699.

Além do sistema Android Marshmallow (6.0), o smartphone virá com processador Qualcomm 808 de 1.44 GHz, tela de 5,4 polegadas, bateria de 3.410 mAh – que lhe confere 22,5 horas de duração –, câmera traseira de 18 MP, 2 MP na câmera frontal, conexão 4G, 3 GB de RAM e 32 GB de espaço em disco (expansível para 2 TB com disco MicroSD).

Chama a atenção que a câmera traseira grava em 4K e a frontal em 720 pixels HD. Outra novidade aguardada é o teclado clássico "Qwerty" físcio, que caracterizou o BlackBerry, agora removível. No anúncio, a empresa canadense garante que outros países terão acesso ao smartphone em breve. O envio dos aparelhos aos compradores da América do Norte e Reino Unido acontecerá a partir do dia 6 de novembro.