A venda da fábrica da Microsoft em Manaus para a Flextronics foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), conforme extrato publicado nesta sexta-feira, 6, por não identificar concentrações nocivas à concorrência. Na prática, a operação terceiriza a produção de celulares da empresa norte-americana e dos consoles de Xbox 360 e Xbox One, pela coreana, na fábrica que antes pertencia à Nokia, a partir de janeiro de 2016. A notícia da venda foi adiantada por MOBILE TIME um mês atrás.

O valor da operação não foi divulgado, mas o negócio faz parte de uma estratégia global da Microsoft de racionalização do modelo de fabricação da empresa para melhorar a agilidade e criar parcerias mais eficientes. Pelo acordo, a Flextronics poderá produzir outros produtos na fábrica.

A análise do Cade não levou em consideração os quase 2,5 mil funcionários da fábrica, que poderão perder seus empregos com a operação. Tampouco se manifestou sobre o funcionamento da Fundação Nokia e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, antigo Instituto Nokia de Tecnologia (INDT), cujo financiamento dependia dos investimentos que a Microsoft fazia em fábricas na região Norte do Brasil.

A Microsoft informou que está dando todo apoio aos funcionários no período de transição e que procuraria novas fontes de financiamento para o INDT. Deixou claro também que os alunos inscritos poderão concluir seus cursos.