Atibaia (SP) é a melhor cidade para os motoristas dirigirem no País. Pelo menos foi o que atestou um estudo elaborado pelo aplicativo Waze (Android, iOS), que se baseou em dados de seus usuários. Com nota 7.47, a cidade da região metropolitana de São Paulo ficou à frente de São José do Rio Preto, que teve 7.43 e vem em segundo lugar. Em seguida veio Grande Campinas, que levou a nota 7.20; Sorocaba, 7.17; e Taubaté, 6.95, mostrando o domínio total do estado paulista nesta categoria da pesquisa.

Entre as piores cidades para se guiar um carro está a capital catarinense. Florianópolis foi a pior do ranking, com nota 3.98. Manaus (AM) aparece logo atrás, com 4.21, seguida por João Pessoa (PB), com 4.58. Belém (PA) está na terceira posição, com 4.66 pontos, e a cidade de Vitória (ES) está em quarto lugar, com 4.75.

O estudo do Waze aponta também que os wazers (usuários do app) de Goiânia (GO) são os mais ativos, com nota dez no quesito “perigos reportados”. A maior parte das cidades brasileiras estão abaixo da média em qualidade de vias e, ainda assim, o humor dos motoristas brasileiros é acima da média.

América Latina e Mundo

Ao todo, a experiência de dirigir foi estudada pela empresa em 217 municípios de 39 países com mais de 40 mil usuários ativos. Comparando o Brasil com o resto do mundo, 9 das 100 cidades analisadas pelo Waze Driver Satisfaction Index estão no Brasil. A região da Grande São Paulo destaca-se por ter a nota máxima, dez, em “serviços ao motorista”, a única da América Latina.

Quando separado por país, Argentina obteve nota 7 e foi o mais bem qualificado na modalidade “serviços ao motorista”, ficando atrás apenas da Rússia, que teve 8,93. Nossos vizinhos foram destaque ainda por chegarem perto da pontuação máxima no quesito “perigos reportados”, com 9.67. Por sua vez, o melhor lugar do mundo para dirigir é a Holanda com 7.90 de nota. E o pior país é Filipinas, com 3.02. Os Emirados Árabes Unidos também merecem destaque por nota 10 em “qualidade de via”.