A Elea Data Centers firmou um memorando de entendimento (MoU) com a Tapestry, uma empresa de energia da divisão X da Alphabet, a controladora do Google na última quarta-feira, 5.
Com participação de Axia (antiga Eletrobras), Light, Prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Carioca de Parcerias e Investimento (CCPar), o acordo busca garantir a capacidade energética de 1,5 GW de energia limpa para o Rio AI City até 2030.
Nesta relação, as empresas colaboram da seguinte forma:
- Tapestry traz as suas capacidades de grid de energia elétrica unificada alimentada por inteligência artificial;
- A Axia traz o seu conhecimento do mercado de energia brasileiro;
- A Light vem com sua capacidade de transmissão de energia.
As participantes ainda se comprometem a trabalharem de forma conjunta, ao mobilizar recursos financeiros, humanos e tecnológicos.
Com R$ 60 bilhões de investimento e geração de 10 mil empregos ao longo da próxima década, a ideia é que o Rio AI City seja um centro de dados para treinamento e inferência de IA, mas também um hub de inovação; algo que a prefeitura da capital tem atuado fortemente, como ao atrair mais empresas, criar um ecossistema de startups e atrair nômades digitais.
Parcerias no Rio AI City
O acordo é o segundo anunciado nesta semana com a divisão de inovações do Google (X – Moonshot Factory). Na segunda-feira, 3, a empresa de centro de dados apresentou uma parceria com a Taara para ter a primeira rede mesh de comunicação de dados por feixes de luz do mundo no projeto carioca.
Na última quarta-feira, o diretor de tecnologia da Elea Data Center, Gustavo Pereira, afirmou que a capacidade de energia do Rio AI City tem 1,5 GW garantidos para 2030, mas os 3,2 GW estipulados até 2032 dependem de estudos e viabilidades que estão em discussão com os reguladores.
Em paralelo, Pereira confirmou que a companhia busca por mais hyperscalers que façam parte do projeto. Até o momento, a Oracle é o único parceiro confirmado.
