O maior desafio em segurança da informação hoje em dia é a gestão de terceiros, afirma o CISO da Claro, Denis Nesi, em conversa com Mobile Time. Toda grande empresa opera dentro de um ecossistema, interligada a múltiplos fornecedores, mas é difícil ter visibilidade e segurança sobre processos de todos os parceiros, o que acaba criando “zonas cegas”, explica Nesi.
“A cadeia de valor (de telecom) inclui a automação de vários serviços digitais, como bureau de crédito, faturamento, biometria… Se algum elo nessa cadeia falhar, ou tiver uma exposição, isso impacta a imagem do negócio e gera uma série de problemas”, comenta.
Para diminuir esse risco, a Claro desenvolveu uma metodologia para uma gestão mais efetiva dos parceiros. Foi criado um modelo de governança para gerenciar e controlar os riscos, incluindo monitoramento não intrusivo e também intrusivo, com a permissão dos parceiros. Há um acompanhamento online em tempo real daqueles que estão integrados à cadeia de produção da operadora. “Isso vem reduzindo as zonas cegas”, afirmou.
Criptografia pós-quântica, zero trust e liveness 3D
A Claro vem adotando uma série de outras medidas, soluções e conceitos novos no aprimoramento de sua segurança. A operadora já trabalha com criptografia pós-quântica em alguns bancos de dados, por exemplo. Também utiliza o conceito de “zero trust” para acesso a determinados sistemas. E foi pioneira no uso de liveness 3D para evitar fraudes em biometria facial, destaca o CISO.
Na venda de novas linhas móveis em suas lojas físicas, os dados biométricos do rosto do cliente são capturados pelo vendedor usando um celular “blindado” com tecnologia israelense, relata. A biometria facial evita fraudes de subscrição e aumenta a segurança em qualquer autenticação futura daquele assinante.
Claro no Mobimeeting
O CISO da Claro, Denis Nesi, vai participar de um painel sobre segurança digital no Mobimeeting Finance + ID, dia 11 de novembro, no WTC, em São Paulo, ao lado de Dener Souza, diretor de Risco da Visa; Fernanda Beato, diretora executiva de vendas da Unico; Flávia Pollo Nassif, CEO da DMA Brasil; e Marcelo Queiroz, head of product innovation da Serasa Experian. Cada um vai trazer um case recente de segurança digital para ser debatido.
O Mobimeeting Finance + ID terá também painéis sobre os cinco anos do Pix e sobre superapps verticalizados, além de palestras sobre Pix Automático, tap on phone, BaaS e Open Gateway. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobimeeting.com.br
Confira abaixo todos os painelistas e palestrantes confirmados:
Ageu Dantas, head de data analytics e mensageria, Claro
Carlos Alves, vice-presidente executivo de tecnologia e negócios, Cielo
Cassio Carvalho, diretor executivo de negocios pessoa jurídica, VR
Daniela Baruqui Guillen, diretora de produtos e UX, Sem Parar
Dener Souza, diretor de Risco, Visa
Denis Nesi, CISO, Claro
Everaldo Costa, diretor de transformação digital, Sabesp
Felipe Goldin, CTO/CPO, Bemobi
Felipe Schepers, CCO, Opinion Box
Fernanda Beato, diretora executiva de vendas, Unico
Flávia Pollo Nassif, CEO, DMA Brasil
Gilmar Hansen, SVP de Produto, RecargaPay
Leonardo Linares, vice-presidente sênior de soluções para clientes no Brasil, Mastercard
Marcelo Queiroz, head of product innovation, Serasa Experian
Natacha Litvinov, head de parcerias de pagamentos e shopping na América Latina, Google
Pedro Bramont, diretor de soluções em meio de pagamentos e serviços, Banco do Brasil
Pedro Romero, diretor-executivo de wallet e banking, PicPay
Ricardo Chisman, presidente, Matera
Ricardo Marson, superintendente de produtos, Getnet
Victor Papi, General Manager, Transfeera

