A Oi lançou mais um aplicativo de autoatendimento para os seus clientes. Seu nome é "Oi Ligou" e consiste em uma espécie de secretária eletrônica do telefone fixo transplantada para o celular. Ou quase isso: o app não grava recados, mas mostra em tempo real todo o histórico de chamadas recebidas e realizadas pelos números fixos do cliente. É possível determinar o recebimento de notificações para diferentes situações, como chamadas não atendidas, ou realização de ligações internacionais – cabe ao consumidor configurar sobre o que deseja ser alertado. Na prática, é um aplicativo para se acompanhar à distância o que acontece com a linha fixa do assinante.

Para acessar os dados, é preciso informar por dentro do app o CPF e a senha de autoatendimento da Oi (a mesma usada no site da operadora). Feito isso, o consumidor passa a ver o histórico de todas as linhas fixas existentes com o seu CPF. Do próprio celular, é possível realizar chamadas para os números de quem ligou para seu fixo e não foi atendido, por exemplo. Vale lembrar que o app funciona em aparelhos com SIMcards de quaisquer operadoras móveis. O Oi Ligou está disponível para Android e iOS.

Análise

A Oi vem se destacando na oferta de apps de autoatendimento. Dentre outros, a empresa tem o Minha Oi, que informa todos os serviços contratados e seu consumo em tempo real; o Oi Wi-Fi, que permite a conexão automática à rede de hotspots Wi-Fi da operadora e de parceiros comerciais; o Oi Recarga, para recarga de pré-pago; o Oi Spot, para identificação automática de problemas na rede móvel; e o Oi 9º Dígito, para ajuste da agenda de contatos. Recentemente, MOBILE TIME publicou matéria sobre a estratégia da operadora em aplicativos móveis.