A Hyundai e a Uber firmaram parceria para o desenvolvimento de um veículo aéreo autônomo, batizado como Uber Air. Ele será um eVTOL, sigla para veículos aéreos elétricos que conseguem decolar e pousar na vertical, mas que, ao contrário de helicópteros, podem ter mais hélices e voar como um avião também. A Hyundai é a primeira fabricante global de automóveis a se juntar à Uber nessa iniciativa.

As companhias apresentaram um protótipo durante a feira CES 2020, esta semana, em Las Vegas. O eVTOL em desenvolvimento pela Hyundai atinge 290 Km/h de velocidade e voa a uma altura entre 300 e 600 metros. Sua autonomia é de 100 quilômetros. Por ser 100% elétrico, precisará recarregar com frequência ao longo do dia: sua recargar completa leva de cinco a sete minutos. A proposta é que seja usado em transporte urbano, dentro de uma grande cidade ou para localidades próximas.

Inicialmente, o veículo será conduzido por um piloto. Mas a ideia é que se torne autônomo no futuro. Ele terá quatro assentos para passageiros.