Empresa perdeu 9 milhões de usuários ativos mensais entre o quatro trimestre de 2018 e o mesmo período um ano antes

O Twitter (Android, iOS) registrou uma receita de US$ 425 milhões com a área de licenciamento de dados e outras receitas em 2018, um aumento de 27,5% ante US$ 333 milhões obtidos um ano antes. De acordo com o balanço financeiro da companhia, o resultado nesta divisão foi puxado pelo uso da ferramenta de monetização, o MoPub.

No geral, o Twitter obteve uma receita de US$ 3 bilhões, incremento de 25% contra US$ 2,4 bilhões de 2017. Por outro lado, os gastos da empresa aumentaram em 4%, de US$ 2,4 bilhões para US$ 2,5 bilhões. O Ebitda ajustado passou de US$ 863 milhões para US$ 1,2 bilhão, aumento de 39%. Já o lucro líquido registrado foi de US$ 1,2 bilhão, ante um prejuízo de US$ 108 milhões do ano anterior.

Usuários ativos

Considerando os últimos três meses de 2018, o Twitter perdeu 9 milhões (-3%) de usuários mensais ativos (MAUs), de 330 milhões para 321 milhões. De acordo com o microblog, essa redução foi impacta por uma série de fatores, como: mudança nos produtos que reduziram o envio de notificações; e decisões que visam a saúde da plataforma, como não usar SMS pago em alguns mercados e, em menor escala, as mudanças relacionadas à GDPR na Europa.