O Twitter (Android, iOS) lança um experimento em fase beta de sua ferramenta de compras, o Twitter Shops. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira, 9, no blog da empresa.

O Twitter Shops está disponível para comerciantes selecionados e parceiros gerenciados nos EUA. As empresas que têm suas lojas habilitadas hoje incluem @Verizon, @ArdenCove, @LatinxInPower, @GayPrideApp e @AllIDoIsCookUS. Por enquanto, as pessoas nos EUA que usam o Twitter em inglês em iPhones poderão visualizar e interagir com o Twitter Shops.

Como funciona

Com a nova ferramenta, os comerciantes podem escolher uma coleção de até 50 produtos para mostrar a compradores no Twitter. O recurso, de uso gratuito até o momento, permite visualizar itens nos perfis das marcas.

Ao acessar o perfil de um comerciante que tenha o Twitter Shops ativado, o usuário verá o botão “Visualizar loja” logo acima de seus tweets. Ao clicar no botão, a loja se abre e é possível ver os produtos selecionados. Para comprar, o consumidor deve clicar no produto de sua escolha. Assim, abrirá um navegador no aplicativo, que vai direcionar o usuário para o site do comerciante.

Os próximos passos para ajustar a ferramenta de compra será encontrar meios de tornar as lojas mais visíveis para os usuários; expandir o número de produtos que os comerciantes podem exibir em suas lojas; e expandir esses espaços virtuais para mais comerciantes e mais pessoas dentro da rede social.

Análise

O Twitter vem fazendo um movimento de transformação, mas aos poucos. Ao contrário de outras redes sociais, o Twitter manteve-se por mais tempo fiel ao seu modelo de negócio.

Mas, se feito um recorte do ano passado até aqui, a ferramenta já lançou ao menos dois produtos “diferenciados” voltados para o incremento de receita. São eles: 1) Spaces – depois do medo da febre passageira causada pelo Clubhouse, a rede apresentou sua versão de bate-papos em áudio; 2) o recurso Super Follow, que permite aos usuários cobrarem uma taxa mensal dos seguidores assinantes pelo acesso a conteúdo exclusivo, como vídeos, ofertas e descontos – primeiro produto pago da mídia social.