A Flurry, empresa que monitora mais de 1 bilhão de smartphones ao redor do mundo, identificou ao longo dos últimos 12 meses uma explosão no uso de apps de personalização para Android, conhecidos como launchers, tais como o Facebook Home. São aplicativos que permitem a alteração da home screen do smartphone, oferecendo uma interface diferenciada. No primeiro trimestre de 2013, o número de sessões abertas por aplicativos dessa categoria somou cerca de 500 milhões. Agora, somente em janeiro e fevereiro, a Flurry contabilizou mais de 6,5 bilhões de sessões. O primeiro trimestre nem acabou e essa categoria já soma mais sessões do que todo o ano de 2013, informa a Flurry. A empresa acompanha aproximadamente 4,5 mil apps de personalização para Android. Somente nos EUA são cerca de 30 milhões de usuários ativos desses títulos.

Na análise da Flurry, a popularização desse tipo de aplicativo indicaria uma necessidade de se aperfeiçoar o processo de descoberta e abertura de apps móveis, hoje muito dispersos dentro das lojas de aplicativos e dentro dos próprios smartphones, na forma de ícones. Enquanto na Internet o Google domina a experiência de navegação do usuário, que tradicionalmente abre o buscador para procurar o que deseja, no smartphone não há nada que centralize isso: cada app funciona como uma ilha de conteúdo. Os launchers, por sua vez, oferecem uma nova experiência da navegação por apps móveis, destacando os mais importantes para o usuário e facilitando a descoberta de novos que lhe interessem.