Passou o Ano Novo, Carnaval e uma realidade volta para a vida de pais e alunos: as aulas. Para ajudar os estudantes às suas rotinas escolares, o aplicativo brasileiro IsCool App (Android, iOS) surge como opção para substituir a agenda escolar de papel.

“Sabe aquela autorização para um passeio que foi preenchida e esquecida na mochila? Ou aquela informação de que hoje o aluno irá para casa com a mãe de um amiguinho da sala? No aplicativo, essa troca de informações acontece em tempo real e em um ambiente seguro, onde as informações são protegidas”, explica Talita Barão, gerente de produto e relacionamento da plataforma.

Atualmente com 150 mil alunos na ferramenta pelo Brasil, a executiva revelou que o começo das atividades do ano letivo é o período que o acesso à plataforma é mais forte, 90% dos discentes conectam-se ao app para se manterem atualizados de suas atividades. Entre as escolas que possuem o IsCool App estão, Anglo (Vinhedo, SP) e o Colégio Puríssimo (Rio Claro, SP).

Para 2018, a gerente de produto e relacionamento acredita que a quantidade de usuários atendidos pelo app dobre com a chegada de novos módulos ao aplicativo, com a contratação de mais mão de obra e com o fortalecimento de parcerias.

Modelo de negócios

Barão explicou a Mobile Time que seu formato de negócio está na aquisição do app por parte das escolas. Por sua vez, as instituições disponibilizam o aplicativo aos pais e aos alunos. “É o colégio quem arca com uma taxa manutenção da plataforma. Há uma drástica redução de custos por parte da instituição, que deixa de imprimir comunicados em papel, comprar agendas, cartas e autorizações”, disse a gestora.

Uso

O aplicativo tem duas frentes de utilização: o aluno e a instituição de ensino. Do lado do estudante, o app possui calendário de atividades – com possibilidade de notificação –, autorização digital, função que avisa sobre a chegada dos pais na hora da saída, feed de notícias, comunicados em chat, agenda e registro de atividade e opção de pedir suporte aos profissionais da escola.

Já para o colégio, o app traz um painel web para fazer a gestão escolar, integração com banco de dados (boletins de notas, faltas e assuntos administrativos), envio de notificação push, opção de auditoria das mensagens e disponibilizar canais de atendimentos aos pais por diferentes setores (secretaria, cantina, coordenação e setor financeiros).

De acordo com a executiva, o objetivo do app é entregar “conveniência e agilidade” na comunicação entre pais e escola: “Parece simples, mas a quantidade de informações hoje em dia é muito maior do que antes. Os colaboradores do colégio e os pais precisam estar seguros de que todas as informações que, em última instância, visam o bem-estar do aluno, serão recebidas. O ritmo de vida que levamos exige que o tempo seja otimizado e que acompanhar a vida escolar do filho seja algo concreto e literalmente, ao alcance das mãos.”