A fila de carros na frente de colégios particulares nos horários de entrada e saída de estudantes é um problema sério de trânsito nas grandes cidades brasileiras. Para reduzir esse engarrafamento, o Colégio Arbos, rede paulista com 4,7 mil alunos distribuídos em três unidades de ensino (Santo André, São Bernardo e São Caetano), encomendou o desenvolvimento de um app móvel para auxiliar pais, estudantes e funcionários nesse processo.

Antes de descrever a solução, que será adotada a partir da volta às aulas no segundo semestre, cabe explicar como funciona hoje a saída de alunos do Arbos. Conforme chegam perto da escola, os carros dos pais formam uma fila, que costumeiramente ocupa mais de um quarteirão. Seguranças do lado de fora, munidos de rádios, tentam agilizar o processo, informando à portaria os alunos que já podem sair da escola para entrar em seus carros. Como a fila é longa, não conseguem avistar os veículos que estão mais distantes. Na portaria, um funcionário fala ao microfone os nomes dos estudantes. A demora na fila de carros é uma queixa recorrente na pesquisa de fim de ano realizada pela escola, revela o diretor pedagógico, Paulo André Cia. O tempo médio de espera nunca foi medido, mas o educador estima em algo entre 7 e 13 minutos.

O aplicativo em desenvolvimento promete reduzir esse tempo. Criado para Android e iOS, ele deverá ser instalado nos smartphones dos pais. Quando chegar de carro ao começo da fila, o pai poderá abrir o aplicativo e apertar um botão, que informará sobre a sua presença para a escola. O nome da criança aparecerá em um iPad na portaria, junto com as fotos dos responsáveis autorizados a buscar o estudante. Simultaneamente, o nome e a foto do aluno aparecerão em monitores de TV espalhados pela escola, formando uma fila virtual. Conforme a criança passa na catraca e deixa o colégio, seu rosto sai da fila. "Vamos implementar esse sistema em todos os ciclos, começando pelos menores, para refiná-lo", explica o diretor do colégio.

Uma segunda etapa, planejada para o ano que vem, incluirá o uso de uma pulseira eletrônica pelos alunos que vibrará quando seus pais entrarem na fila de carros. A pulseira também servirá para dar acesso à catraca eletrônica do colégio.

O aplicativo está sendo desenvolvido pela brasileira Intuitive Appz, que pretende no futuro transformá-lo em um produto de prateleira a ser vendido para outras escolas.