O Google apresentou nesta quarta-feira, 7, uma prévia do seu próximo sistema operacional, o Android P. Ainda sem nome oficial do OS, a empresa apresentou novas funções e designs para melhorar a experiência do usuário (como mensagens e configurações) atrelados às exigências atuais do mercado como telas mais amplas, câmeras duplas traseiras e transmissões ao vivo em rede sociais.

Nesta versão disponibilizada para desenvolvedores, o Android P trará uma opção que permitirá ao usuário configurar sua tela de acordo com seu formato, podendo ser wide, estreito ou alto. Em mensagens, o OS terá ferramentas para mostrar imagens nas notificações de mensagens, salvar respostas como rascunho, identificar conversas de grupos e resposta rápida (SmartReply).

Além disso, ele introduz as notificações de canais. O usuário poderá bloquear um grupo de um canal durante uma transmissão de vídeo. Outra novidade é que uma pessoa pode fazer transmissão simultânea com uma ou mais câmeras de um handset.

A prévia do Android P também apresentou a opção de bloquear câmera, microfone e sensores de apps que rodam em segundo plano, mais opções de suportes para codecs de vídeo (incluindo HDR VP9 e HEIF), suporte para Wi-FI RTT (dando mais eficácia à navegação indoor) e envio de alertas aos consumidores quando um app estiver com SDK antigo (versão 4.2 do Android, por exemplo).

Inicialmente, o Android P pode ser testado por desenvolvedores que tenham dispositivos com a marca Pixel do Google como os handsets Pixel, Pixel XL, Pixel 2, e Pixel XL 2. Uma versão beta do OS deve vir em breve, mas ainda não há data confirmada de lançamento.