No primeiro dia da liberação para registrar o imposto de renda de 2018, o aplicativo IR Sem Erro (Android, iOS) começa suas operações. Produzido pela empresa Tecnologia Única, o app permite ao contribuinte organizar e armazenar os documentos a declarar para o fisco nacional, além de dar dicas de como reduzir o gasto com o imposto.

Focado em pessoa física (IRPF), o usuário tira a foto com seu celular dos documentos a declarar e o app os organiza na ordem certa. Ainda há um diagnóstico com base na declaração do ano anterior que pode indicar quais pontos podem gerar redução de imposto para o contribuinte. As informações podem ser compartilhadas e separadas por membros da família.

O IR Sem Erro possui ainda uma versão paga de R$ 14,90. Nela, o consumidor tem a validação da declaração do ano vigente, que analisa pontos problemáticos na declaração; e a pós-declaração que acompanha o processo de pesquisa diária do status da declaração na Receita Federal, informando se a pessoa caiu na malha fina ou se o lote foi liberado.