Termina na próximasexta-feira, dia 29 de abril, às 23h59, o prazo para a declaração do imposto de renda de pessoa física. Até o fim da tarde desta quarta-feira, 27, apenas 20 milhões de declarações foram entregues. A Receita Federal espera pelo menos 28,5 milhões até o fim do prazo. Se a desculpa é falta de tempo, pode para por aí: o Fisco disponibilizou o app IRPF (Android e iOS) para os usuários fazerem a declaração em seus dispositivos móveis.

No aplicativo, o usuário pode preencher a declaração entre 2013 e 2016, preparar o rascunho da declaração de 2016, verificar pendência da declaração, acompanhar o status atual de sua declaração, verificar situação de débitos com o IRPF e gerar o DARF de pagamentos e tirar dúvidas. Além do mais importante: gerar e transmitir a declaração feita e gerar PDF.

Contudo, não é tão simples o funcionamento do app. Após baixá-lo no smartphone ou tablet, o usuário deve entrar no site da Receita Federal por um computador, acessar o eCAC (Centro Virtual de Atendimento), gerar um código de acesso ou informar a senha do token (caso tenha certificado digital) selecionar a opção “Declarações e Demonstrativos” e acionar “Cadastrar dispositivos”.

Mais de um dispositivo pode ser cadastrado. Após o processo, acesse no dispositivo o app do IRPF para ativá-lo no serviço “Acompanhar Declaração” e informe o CPF. O usuário ainda pode ativar notificações push selecionando a estrela ao lado do dado do CPF no app.