Tirar uma foto em grupo é sempre um problema porque alguém não vai sair na imagem – a não ser que você tenha um tripé à disposição ou peça para um estranho manusear a câmera. O aplicativo Groopic é uma solução genial para esse problema. O que ele faz é tirar duas fotos do mesmo grupo, por fotógrafos diferentes, e depois mesclá-las em uma só, com todo mundo dentro da imagem! Parece complicado mas não é: a interface é super-simples e amigável, bastando cinco cliques para concluir o processo.

O mais difícil não está no app, mas no gerenciamento da cena, digamos assim. O grupo precisa reservar um espaço vazio para o primeiro fotógrafo se encaixar na cena quando for tirada a segunda foto. Na troca de fotógrafos, entre uma foto e outra, é fundamental que o primeiro não se mexa antes de entregar o smartphone para o segundo, afinal, as duas fotos devem ser tiradas do mesmo ponto.

Na hora de tirar a segunda foto, o novo fotógrafo vê uma máscara da primeira imagem sobre a cena presente. Assim, basta encaixar as pessoas ali para conseguir tirar a segunda foto com o máximo de precisão possível. Isso pode ser um problema se um fotógrafo for baixinho e outro altão. Ao fim, basta marcar o fotógrafo visível em cada foto e o app gera em seguida a edição.

Nos testes que fiz, não prestei atenção em um detalhe fundamental: é preciso que haja um espaço entre os dois fotógrafos dentro da cena. Se eles ficarem muito colados, a imagem resultante da edição pode conter alguns borrões.

Uma brincadeira divertida de fazer com Groopic é tirar fotos em que uma mesma pessoa apareça duas vezes. Fiz isso com meu filho de três meses, que trocou de colo entre a primeira e a segunda foto, aparecendo duplicado na edição final. Testei também comigo mesmo: troquei de lugar entre uma foto e outra, enquanto um amigo tirou as duas.

Groopic oferece gratuitamente imagens com colagens, que mostram as duas fotos e a versão editada lado a lado. Para ter direito a salvar a versão editada sozinha, é preciso desbloquear o app pagando US$ 0,99. Pela criatividade, acho que vale a compra.

Link para download na Google Play

Link para download na App Store