Stephanie Cuthbertson, diretora sênior do Android, durante a apresentação do produto no Google I/O 2019

O Android Q chega ao mercado em sua versão Beta nesta terça-feira, 7. O anúncio aconteceu durante o primeiro dia do Google I/O 2019, evento da empresa norte-americana onde várias novidades são apresentadas. A décima versão do Android chega atualizada para duas tendências do setor: a tela dobrável e o 5G. O Android está presente em 2,5 bilhões de dispositivos ativos e em sua nova versão foca em inovação, segurança/privacidade e bem-estar digital.

O OS do Google foi desenvolvido para oferecer suporte aos dispositivos dobráveis, desde a multitarefa até a adaptação a diferentes dimensões de tela. Além disso, é o primeiro sistema operacional a oferecer suporte ao 5G. O Android Q também apresenta ferramentas para desenvolvedores de aplicativos para criar conectividade mais rápida, aprimorando experiências como jogos e realidade aumentada.

Aprendizado de máquina

Um recurso novo apresentado no Google I/O 2019 foi o Live Caption, pensado para 466 milhões de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. O recurso legenda automaticamente a mídia que está reproduzindo áudio no smartphone. O Live Caption funciona com vídeos, podcasts e mensagens de áudio, em qualquer aplicativo, até mesmo em conteúdos gravados. Assim que a fala é detectada, as legendas são exibidas. O Live Caption estará disponível ainda este ano.

O aprendizado de máquina no dispositivo também impulsiona a resposta inteligente, que agora é incorporada ao sistema de notificação no Android, permitindo que qualquer aplicativo de mensagens sugira respostas. E agora o sistema operacional prevê a próxima ação do usuário. Por exemplo, se alguém enviar um endereço, basta tocar para abrir esse endereço no Google Maps.Segurança e privacidade

O Android Q deve apresentar os principais controles de privacidade concentrados em um lugar apenas. Em Configurações, o usuário encontrará uma nova seção Localização, que deve oferecer mais transparência e controle sobre os dados de localização compartilhados com os aplicativos. É possível, também, optar por compartilhar dados de localização somente com aplicativos enquanto eles estiverem em uso. Além disso, o usuário receberá lembretes quando um app tiver sua localização em segundo plano, para que possa decidir se deseja continuar compartilhando ou não. O Android Q também oferece proteções para outras informações confidenciais do dispositivo, como números de série.

Por fim, o Android Q atualizará componentes em segundo plano. Assim, as correções de segurança estarão disponíveis assim que lançadas e não haverá necessidade de reinicializar o celular.

Bem-estar digital

Em atuação desde o ano passado, o conjunto de ferramentas Digital Wellbeing ajudaram as pessoas a atingir suas metas em 90% do tempo. E quem usa o Wind Down teve uma queda de 27% no uso do telefone à noite, de acordo com os dados do Google.

Para 2019, a empresa apresenta novos recursos que ajudam o bem-estar digital do usuário. Entre eles, o Foco, com o qual é possível selecionar os aplicativos que causam mais distração e silenciá-los. E para ajudar as crianças e as famílias a encontrarem mais equilíbrio com a tecnologia, o Google tornou o Family Link parte de todos os dispositivos com Bem-estar Digital (a partir do Android Q), além de adicionar os recursos mais solicitados, como tempo de bônus e capacidade de definir aplicativos.