A próxima versão do sistema operacional móvel do Google foi batizado de Android 10 nesta quinta-feira, 22, tornando-se o primeiro OS da companhia sem nome de doce ou sobremesa famosa.

“Acreditamos que essa mudança ajuda a tornar os nomes das versões mais simples e intuitivos para nossa comunidade global. Mesmo com muitas sobremesas deliciosas com a letra “Q”, achamos que, na versão 10 e com 2,5 bilhões de dispositivos ativos, era a hora de fazer essa mudança”, escreveu no blog do sistema operacional Sameer Samat, vice-presidente de gestão de produto para o Android.

Na mudança de nome, a empresa apresentou uma nova logomarca do Android. Agora, sua cor ganha um verde mais claro e apenas a cabeça do robô ficará atrelada à marca. A letra também fica mais simples e menos robótica – muito mais longe das letras da HTC, que foi a parceira inicial do OS.

Apresentado em maio de 2019, durante o Google I/O, o Android 10 (na época “Android Q”) tem como principais novidades suporte aos smartphones com tela dobrável e com modems 5G, além de avanços em funções de machine learning e segurança.