O SoftBank anunciou a contratação de quatro executivos nesta sexta-feira, 7, para o SoftBank Group Internacional (SBGI), grupo que abarca as empresas do SoftBank Group, e para o seu fundo de investimento na América Latina. Os profissionais estarão sob o comando direto de Marcelo Claure, diretor executivo do SBGI e diretor de operações do SoftBank Group.

Rebatizado de SoftBank Innovation Fund para SoftBank Latin America Fund, a operação do fundo está sediada em Miami, Flórida, em um local que ganhará um hub de inovação em breve, o SoftBank Tech Hub.

Entram no grupo: Chris Cooper, como diretor jurídico do SBGI; Patricia Menendez-Cambo como vice-diretora jurídica do SBGI, diretora jurídica do SoftBank Latin America Fund e do Tech Hub; Francisco Sorrentino como diretor de recursos humanos do SBGI e do SoftBank Latin America Fund; e Lee Bocker, diretor de operações do SoftBank Latin America Fund.

Um dos principais nomes do grupo, Cooper atuava como CFO e CCO global do Sequoia Capital, uma empresa de capital de risco conhecida por investir no Google. Mestre em contabilidade e finanças pela Universidade de Michigan, Cooper ainda teve passagens por Deloitte e PwC. Por sua vez, Menendez-Cambo é formada em direito pela Universidade da Pensilvânia e teve passagens como subdiretora geral da Telefónica e vice-presidente na Greenberg Taurig.

O novo diretor de RH, Sorrentino, tem sua carreira formada na IBM, e mais recentemente na AIG, Merck e Microsoft, sempre com gestão de recursos humanos. E o executivo Lee Boker atuava recentemente como diretor de operações globais na TRG Management.