Apple

Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple

A Apple decidiu fechar o cerco aos anunciantes que abusam de rastreio de dados nas novas versões dos seus sistemas operacionais. Durante a WWDC 21, evento da companhia para desenvolvedores organizado nesta segunda-feira, 7, a Apple apresentou restrições para coleta de dados nos e-mails, navegador Safari, além de relatórios de uso de dados.

“Todo ano desenvolvemos tecnologias que ajudam os usuários Apple a terem mais controle dos seus dados e decidirem com quem esses dados devem ser compartilhados”, disse Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple. “As atualizações deste ano incluem ferramentas inovadoras que dão aos consumidores mais conhecimento profundo e controle granular”, completou.

Nos e-mails, a companhia apresentou o Mail Privacy Protection, uma função que, se ativada pelo usuário, evita que terceiros captem suas informações como quando abrem um e-mail, além de mascarar o endereço IP.

O bloqueio de acesso ao IP também chega à prevenção de rastreio (Intelligent Tracking Prevention, no original em inglês). Desse modo, um terceiro não poderá usar o endereço IP do usuário como identificador único para cruzar as atividades do usuário com sites e criar um perfil.

No relatório de privacidade, a Apple tenta deixar mais claras as permissões que cada app tem. Ou seja, um usuário pode verificar qual aplicativo acessa sua localização, câmera, galeria de imagens, microfone e agenda de contatos semanalmente. Além disso, a nova função mostra para quem o app compartilhou essas informações.

Na carne

Por outro lado, a Apple também adicionou uma função que corta na carne a coleta de dados. A partir do iOS 15, iPad OS 15, watchOS 8 e Mac OS Monterey, a Siri terá o processamento de áudio feito diretamente no dispositivo do usuário. Com a mudança, a Apple deixa de gravar sons dos usuários durante o uso da assistente digital, um problema que foi tema de matéria e investigações por reguladores nos últimos dois anos. Na prática, o processamento de áudio diretamente no dispositivo dará mais fluidez à Siri na abertura de apps, controlar música e agendar alarmes, por exemplo.

iCloud+

A Apple também apresentou um conjunto de novos serviços de segurança aos usuários do seu serviço de armazenamento na nuvem, o iCloud. Batizado de iCloud+, o conjunto de soluções permite criptografar o tráfego de navegação no Safari (Private Relay), enviar e-mails com endereços randomizados (Hide My E-mail), além de ter funções para controle de câmeras da casa sem consumir espaço do iCloud.

A solução chega para todos usuários do iCloud de forma a complementar, ou seja, não há alterações nos valores das assinaturas.