A União Europeia vai tornar o cabo USB-C padrão para celulares, tablets, câmeras, fones de ouvido, entre outros dispositivos móveis. O acordo provisório sobre a Diretiva de Equipamentos de Rádio deverá entrar em vigor entre outubro e dezembro de 2024. Os laptops também terão que se adequar às regras, em até 40 meses após a entrada da lei em vigor.

A medida atinge diretamente a Apple, que utiliza o cabo lightning em seus dispositivos.

A velocidade de carregamento também será harmonizada para dispositivos que suportam carregamento rápido, permitindo que os usuários carreguem seus aparelhos na mesma velocidade com qualquer aparelho compatível.

A legislação ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento e Conselho da UE ainda este ano.

A introdução de um “carregador comum” é uma tentativa da UE de reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores. A UE estima que a legislação poderia economizar às pessoas 250 milhões de euros por ano em compras de carregadores e reduzir o lixo eletrônico em cerca de 11 mil toneladas por ano.

Contra a Apple?

O comunicado de imprensa da UE diz que a nova legislação se aplica a dispositivos “que são recarregáveis por meio de um cabo com fio”. Ou seja, a Apple poderia evitar adicionar cabos USB-C aos seus dispositivos criando um telefone que carrega apenas sem fio (como já havia rumores). De acordo com o site The Verge, relatórios recentes dizem que a empresa está testando iPhones com USB-C internamente, e o analista da Apple, Ming-Chi Kuo, afirma que a empresa pode fazer a troca já no próximo ano. A Apple já usa o padrão USB-C em laptops e alguns tablets.

História antiga

A unificação do cabo para dispositivos móveis não é de hoje, mas de cerca de 10 anos. Em 2011 a lei foi aprovada como opcional. Na época, membros do parlamento aprovaram o rascunho do texto que obrigava até 2016 as empresas a adotarem um modelo simples e padronizado de entrada para cabo, permitindo o uso do mesmo carregador em diferentes dispositivos.

Dez anos depois, em setembro de 2021, a Comissão Europeia apresentou a lei que padronizaria os cabos, dando como sugestão o USB-C.