A União Europeia votou para que os dispositivos móveis – smartphones, tablets e câmeras, entre outras tecnologias – tenham uma única porta de carregamento até 2024.

O conector escolhido é o USB-C, usado por dispositivos Android, forçando a Apple a mudar sua porta de carregamento para seus aparelhos.

Até o final de 2024, todos os smartphones, tablets e câmaras vendidos na UE terão de estar equipados com uma porta de carregamento USB tipo C. Entre março e junho de 2026, a obrigação se estenderá aos laptops. A nova lei, adotada pelo plenário na segunda-feira,3, e divulgada nesta terça-feira, 4, com 602 votos a favor, 13 contra e oito abstenções, faz parte de um esforço mais amplo da UE para reduzir o lixo eletrônico e capacitar os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis.

A regra se estende a outros dispositivos. Independentemente do fabricante, todos os novos celulares, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido e headsets, consoles de videogame portáteis, e-readers, teclados, mouses, sistemas de navegação portáteis, fones de ouvido e laptops recarregáveis por meio de um cabo com fio, com uma potência de até 100 Watts, terão que ser equipados com uma porta USB tipo-C. E todos que suportam carregamento rápido terão a mesma velocidade de carregamento.

Até o fim de 2024, caberá à Comissão Europeia harmonizar os requisitos de interoperabilidade, para evitar um impacto negativo nos consumidores e no meio ambiente.

Segundo estimativas da UE, os consumidores poderão economizar até 250 milhões de euros por ano em compras de carregadores. Além disso, carregadores descartados representam cerca de 11 mil toneladas de lixo eletrônico anualmente na região.

Relembre

A intenção de se ter um único carregador não é de agora. Em 2011 o parlamento europeu aprovou como opcional o padrão único para carregadores de celulares. E, em 2014, aprovou um rascunho de uma lei que obrigaria até 2016 que as empresas adotassem um modelo simples e padronizado de entrada para cabo.

O assunto voltou em 2021, quando a Comissão Europeia apresentou nova lei com a sugestão da porta USB tipo-C como a porta padrão. Dessa vez, a regra engloba outros dispositivos.