A Buzzmonitor desenvolveu um bot para a plataforma Discord (AndroidiOS) integrado ao ChatGPT, que permite que o usuário consulte a repercussão e o engajamento de qualquer tema nas redes sociais e faça análises sobre esses conteúdos. O bot está em fase de testes e deverá ser liberado ao público em breve em uma versão inicial gratuita. Utilizando linguagem natural, o usuário enviará uma solicitação para o ChatGPT, que foi treinado para se conectar à base de dados da Buzzmonitor, e vai responder com uma coleta e análise dos posts encontrados sobre esse tema. O objetivo da nova ferramenta é facilitar ainda mais o dia a dia de profissionais de marketing, social media, jornalistas, estudantes e pesquisadores.

A utilização do bot é intuitiva. Para iniciar, o usuário deverá entrar no servidor do Discord e fazer uma pergunta simples com o comando “/buzz”, como por exemplo “Quais os posts que falam sobre Black Mirror tiveram maior engajamento?”. Em poucos segundos, o bot recebe a solicitação, se conecta à Buzzmonitor e baixa os posts encontrados na plataforma sobre o tema, retornando para o usuário com uma análise inicial destes posts, que vai incluir fatores interessantes, tópicos abordados, entidades presentes, posts com mais engajamento e uma breve análise. Além disso, é disponibilizada uma planilha para download com os posts encontrados.

Após a primeira solicitação, o usuário poderá ainda fazer perguntas sobre esse conteúdo para o ChatGPT, que será capaz de responder sobre a relação com outros temas, sentimentos dos posts, entre outras possibilidades.

Já utilizando o comando “/buzz-answer”, o usuário pode perguntar, por exemplo, “Qual o sentimento geral dos posts?” ou algo mais específico, como “Considerando os posts coletados sobre Black Mirror, qual a relação do tema com a cantora brasileira Anitta?”. É possível também fazer associação de temas, como “Dentre esses, quais são os posts que também falam sobre 6ª temporada?”.

O usuário pode dar instruções específicas para o bot, como o idioma da coleta, o período que deseja analisar (a partir de 2023), de quais redes sociais deseja coletar os posts (Instagram, Twitter e/ou Facebook) e se deseja coletar todos os posts ou apenas aqueles com teor ou sentimento positivo, negativo ou neutro. Além disso, o bot responde de acordo com o idioma utilizado na solicitação. Caso o usuário se comunique com o bot em inglês, receberá a resposta em inglês.

Os posts analisados são coletados da base de dados da Buzzmonitor neste ano e a coleta, através do bot, se limita a, no máximo, 1 mil posts por tema. Dúvidas sobre o funcionamento do bot também podem ser esclarecidas pelo próprio bot através do comando “/buzz-help”.

Atendimento digital otimizado com ChatGPT

No mês de junho, a Buzzmonitor também lançou outra integração ao ChatGPT, que permite que o usuário melhore as respostas no atendimento online e nas legendas de suas publicações em apenas dois cliques, com a IA generativa integrada à plataforma.

No momento do atendimento ou do agendamento através da Buzzmonitor, o usuário pode escolher entre as opções “melhorar escrita”, “encurtar texto” ou “alongar texto”. A mensagem ficará com caráter mais refinado e cativante e deve ajudar a aperfeiçoar os textos, bem como a otimizar a rotina do time de atendimento e social media.