O WhatsApp, um dos maiores aplicativos de mensagens de texto over the top (OTT) do mundo, agora permite o envio de mensagens de voz gravadas. O aplicativo foi atualizado em todos os sistemas operacionais e passa a apresentar o ícone de um microfone ao lado do balão de mensagem dentro de uma conversa. Pode-se gravar uma mensagem com duração ilimitada e enviá-la para outro usuário do WhatsApp ou para um grupo de usuários.

O WhatsApp tem hoje 300 milhões de usuários ativos por mês no mundo, que enviam 11 bilhões de mensagens e recebem 20 bilhões por mês. A diferença se deve ao fato de muitas mensagens serem enviadas para grupos de pessoas. Em junho, o app tinha 250 milhões de usuários e um total de 27 bilhões de mensagens, entre enviadas e recebidas. Os números atualizados foram divulgados pelo CEO da empresa ao site All Things Digital.

Análise

O crescimento de serviços de mensagens instantâneas (IM, na sigla em inglês) como WhatsApp, WeChat, Viber, Kakao Talk e Line começa a afetar o tráfego de SMS das operadoras móveis ao redor do mundo. No Brasil, o primeiro sinal foi observado no balanço financeiro da Vivo no segundo trimestre, quando a receita de SMS caiu em relação ao primeiro trimestre.

Alguns analistas comparam o WhatsApp a grandes operadoras internacionais, em razão da sua base de centenas de milhões de usuários, similar a grupos como Vodafone, América Móvil, Telefônica e China Mobile. A diferença é que o WhatsApp não tem rede própria, aproveitando-se da rede de terceiros. O app, que até bem pouco tempo era gratuito, agora passou a cobrar uma assinatura anual de US$ 0,99 após um ano de uso gratuito. Isso vai rendê-lo, portanto, uma receita anual de centenas de milhões de dólares. O app não trabalha com publicidade.