Inteligência artificial já deixou de ser um assunto do futuro. Ela é agora uma necessidade do presente para qualquer grande empresa que queira se preparar para o futuro. IBM, Google, Microsoft e Facebook já têm, cada um à sua maneira, iniciativas importantes nessa área, consequência de muitos anos de pesquisa. A Samsung decidiu entrar nessa briga comprando uma start-up inovadora em inteligência artificial, a norte-americana Viv, fundada pelos mesmos criadores da Siri.

O objetivo é poder incluir um assistente virtual em produtos da Samsung, tanto smartphones quanto outros eletroeletrônicos. Além de processar linguagem natural, a Viv será usada para entender o contexto e a intenção dos consumidores. E ela é capaz de aprender sozinha. Mas um dos seus principais diferenciais é ser uma plataforma aberta. A Samsung pretende utilizar essa qualidade para atrair provedores de serviços e desenvolvedores de aplicativos a se integrarem com os dispositivos da Samsung usando a assistente virtual da Viv.

O valor da aquisição da Viv não foi divulgado.

Análise

A Samsung costuma acertar nas suas aquisições. Vale lembrar a compra da LoopPay, start-up inventora da tecnologia MST (Magnetic Secure Transmission), que permite o pagamento sem contato com um smartphone simulando a passagem de um cartão com tarja magnética. Em pouco tempo a MST foi integrada ao Samsung Pay, conferindo ao serviço de pagamento por aproximação da sul-coreana uma universalidade que o Apple Pay não tem, pois é compatível com praticamente 100% das máquinas de POS, mesmo aquelas que não operam com NFC.