O aplicativo Olivia (Android, iOS), uma assistente virtual especializada em finanças, chegou à marca de 100 mil downloads no Brasil. A plataforma faz uso de inteligência artificial e economia comportamental para analisar a vida financeira de seus usuários, prever as próximas despesas e dar dicas sobre como gastar melhor o dinheiro.

A startup foi fundada por Lucas Moraes e Cristiano Oliveira, dois brasileiros que moram nos Estados Unidos e, de acordo com os executivos, Olivia já gerou uma economia de R$ 15 milhões para seus usuários. A assistente virtual financeira costuma gerar conversas semanais sobre as faturas a vencer em breve e aconselhar seus usuários sobre quanto de dinheiro lhes resta para gastar. A Olivia apresenta quanto o usuário gasta em despesas variáveis em relação às suas despesas totais, e faz uma análise, caso a caso, se essa proporção é considerada saudável financeiramente ou não. Sempre com uma linguagem simples, dinâmica, divertida e cheia de gifs engraçadinhos.

Atualmente, podem se conectar ao aplicativo clientes dos bancos Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Inter, Nubank e Santander, além de usuários dos cartões Alelo, CrediCard, Sodexo, Ticket, Itaucard e American Express emitido pelo Bradesco.