Buser/Redes Sociais

O Softbank confirmou que apoiou a Buser (Android, iOS) em uma nova rodada de investimento de série B. Ao lado de Grupo Globo, Canary, Valor Capital Group e Monashees, o aporte do banco japonês colaborará para a expansão da startup de fretamento rodoviário coletivo no Brasil, uma vez que tem o objetivo de chegar a 200 cidades em 20 estados nos próximos 12 meses.

Como resultado, a companhia espera gerar: uma economia anual de R$ 500 milhões aos seus usuários; 100 empregos diretos; 5 mil postos de trabalho indiretos; e atendimento a 30 mil viajantes por dia. Ao todo, a empresa planeja investir R$ 300 milhões nos próximos meses. Além da expansão, a Buser aplicará capital em marketing, tecnologia e aumento de sua rede de parceiros.

Atualmente, a Buser atua em 30 cidades em sua plataforma e transporta 3 mil usuários por dia.

Modelo de negócios e histórico

Em seu modelo de negócios, a startup traz redução de até 60% no custo da passagem ao fechar grupos de passageiros para fazer viagens em ônibus fretados. Aplicando taxas de 5% a 20% por assento no transporte, a companhia teve crescimento semanal de 5% a 10% em 2018.

Criada em 2017, a Buser encarou diversos problemas no passado acerca da regulação. Inclusive, a primeira viagem foi barrada pela Justiça e os passageiros tiveram que ser reembolsados. A companhia precisou entrar com ações no Supremo Tribunal Federal e em tribunais estaduais para garantir sua continuidade.