Diulgação/ViaMobilidade

Estação Giovanni Gronchi da Linha 5-Lilás

A Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo começou a testar pagamentos com QR Code em duas de suas estações, Largo Treze e Giovanni Gronchi. Desta segunda-feira, 7, até o dia 18 de outubro, os usuários poderão acessar as plataformas ao mostrar o código QR para um dos dois leitores que estão instalados nas estações.

Para obter o código, o consumidor pode comprar o bilhete (uma passagem) pelo aplicativo VouD (Android, iOS). O pagamento no app é feito apenas com cartão de crédito. Quem não possui pode pagar o bilhete por meio do código QR impresso em uma das máquinas de autoatendimento nas estações.

Durante o período de 12 dias de testes, os bilhetes poderão ser comprados apenas em horários especiais: de 7 a 10 de outubro, das 10h às 16h; e de 13 a 16 de outubro, das 8h às 20h. Todas as passagens compradas com QR Code têm validade até dia 18 de outubro.

A concessionária ViaMobilidade informa que o modelo impresso de passagem em QR Code deve ser usado até três dias após sua impressão, uma vez que o papel pode desgastar e a tinta pode apagar. Importante lembrar que as modalidades tradicionais de passar pela catraca – bilhete Edmont e bilhete único – continuam disponíveis durante os testes.

Os teste com QR Code no metrô de São Paulo têm como objetivo experimentar uma alternativa mais ágil de acesso às plataformas e trens. O avanço de formas de pagamentos instantâneos não é novidade no transporte público. O metrô do Rio de Janeiro e uma série de ônibus em São Paulo passaram a aceitar pagamento via NFC neste ano.